COMASA realiza projeto Eco Óleo em Santa Rita do Passa Quatro

COMASA realiza projeto Eco Óleo em Santa Rita do Passa Quatro

Iniciado em maio desse ano, o projeto Eco Óleo conscientiza a população santarritense sobre a destinação correta e reciclagem do óleo de fritura residual e gorduras vegetais.

Esse tipo de material, se descartado em locais inapropriados, podem causar extravasamentos em vias públicas, refluxo de esgoto nos imóveis, polui a água, interfere no processo de tratamento de esgoto, produz poluentes como gás metano e impermeabiliza o solo, aumentando a probabilidade de enchentes.

Em pouco mais de três meses, já foram retirados dos ecos pontos de coleta cerca de 1500 litros de material que foram doados por restaurantes, bares e pelos moradores de Santa Rita do Passa Quatro.

Todo esse resíduo deixou de ir para a rede coletora e foi destinado para uma indústria especializada que transformou a matéria prima em materiais de limpeza. Foram 120 kg de sabão em pó e 90 litros de detergente que foram doados para asilos, associações carentes, hospital e ongs do município.

Também foram realizadas juntamente com o Departamento Municipal de Meio Ambiente, diversas palestras de conscientização para alunos das escolas CIAC-Laura Suriani Barbuio, EMEG Madre Carmelita e EMEF Francisco Ribeiro.

Tanto o óleo de fritura residual quanto as gorduras vegetais podem ser descartados nos pontos de coleta. Basta colocá-los em garrafas pet e depois depositá-los nos pontos indicados.

O projeto Eco Óleo é uma ação sustentável de cunho social, que promove a educação e a preservação do meio ambiente.

Confira os pontos de coleta

COMASA

Rua: Av. São Paulo, s/n – Jardim Cinelândia

Lar São Vicente de Paulo

Rua: Cap. Gabriel Viléla, 340 - Vila Bandeirantes

Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

Rua: Dr. Milton de Souza Meireles, 104 - Jardim 22 de Maio, 

Santa Casa de Misericórdia

Rua: Inácio Ribeiro, 279 - Centro

Instituto das Filhas de São José

Rua: Vítor Meireles, 191 - Centro

Bicho sem Teto