Dicas

As redes coletoras de esgoto são dimensionadas para conduzir apenas dejetos líquidos. Jogar matérias sólidos no esgoto pode causar entupimentos na tubulação. O óleo de cozinha, por exemplo, também não pode ser jogado no esgoto. O líquido, em contato com a água, se solidifica, fazendo com que a rede fique obstruída. Dessa maneira, o efluente retorna nas residências ou extravasa nos poços de visita,  provocando incomodo e uma série de doenças graves.

 

Confira algumas dicas que ajudam a evitar esse tipo de situação:

 

Óleo de cozinha no esgoto
O descarte de óleo usado em pias, ralos, vasos sanitários provoca entupimento do encanamento da casa e poderá contaminar os rios. Um litro de óleo contamina em média 1 milhão de litros de água. O tratamento da água de esgoto contendo óleo, realizado nas Estações de Tratamento de Esgoto, custa muito caro à população. Mas atenção: despejá-lo sobre o solo ou derramá-lo dentro do saco de lixo também não resolve, porque cria uma camada impermeável sobre a superfície, poluindo as águas do subsolo que vão alimentar os rios. Não existe uma maneira ideal de se desfazer do óleo de cozinha, mas o óleo usado pode ser reaproveitado para fazer sabão ou ser destinado a alguma entidade que o recicle ou dê a ele outra utilização antes de descartá-lo adequadamente. Se você não conhece nenhuma fábrica de sabão ou entidade que possa reaproveitar o óleo da sua cozinha, a alternativa mais simples é, depois que o óleo está frio, colocá-lo em uma garrafa, de plástico, fechá-la e colocá-la no lixo comum.

 

Nunca jogue lixo no vaso
Lugar de papel higiênico, pontas de cigarro, restos de comida, fios de cabelo, cotonetes fraldas, tampinhas, preservativos, lâminas de barbear, absorventes, fio dental, brinquedos, talheres, estopa, e outras sobras é na lata de lixo. Nunca jogue no vaso sanitário ou na pia. O lixo impede que o esgoto vá para seu destino natural: a Estação de Tratamento de Esgoto, onde será tratado. Sem falar que, se houver entupimentos, o esgoto pode retornar para os ralos e pias da sua casa.