Dicas

Verifique se as torneiras estão vazando. Uma torneira pingando pode gastar 46 litros de água por dia, o que representa 23 garrafas pet de dois litros. Em um mês serão 1.380 litros, mais de uma caixa d´água grande. Um buraco de dois milímetros no encanamento pode causar um grande desperdício. Em um dia você gastará 3.200 litros, mais de três caixas d´água.

 

Faça o teste do hidrômetro
Para verificar a existência de vazamentos é preciso manter aberto o registro do cavalete. Feche todas as torneiras da casa. Não utilize a descarga. Marque os números registrados no visor do seu hidrômetro. Após uma hora, verifique se os números se movimentaram. Caso o número tenha mudado é sinal de vazamento. Procure consertar o mais rápido possível.

 

Cuide do seu hidrômetro
Não danifique seu hidrômetro. Prenda seu cachorro em dia de leitura. Nunca amarre seu cachorro no hidrômetro. Conserve o medidor sempre limpo. Não dificulte a visão do hidrômetro com lixa ou material áspero. Quando for reformar ou pintar sua casa proteja o hidrômetro. O medidor deve ficar com o vidro para cima e visível para o leiturista. Não adultere o seu hidrômetro impedindo sua correta marcação de consumo. Você estará sujeito a multa, corte no fornecimento dos serviços de água e coleta de esgoto, processo judicial entre outras penalidades previstas.