Abastecimento de Água

Estações de tratamento

A população da cidade conta com duas fontes de recursos: as bacias do rio Passa Quatro e a do rio São Valentim, além de poços artesianos. A Estação de Tratamento de Água - ETA Santa Rita é responsável por fazer essa captação, tratamento e distribuição nos reservatórios para o consumo. 

CONHEÇA COMO É FEITA A CAPTAÇÃO E TRATAMENTO DE ÁGUA

A captação da água acontece por meio de duas bacias: a do rio Passa Quatro e a do rio São Valentim. A água bruta é enviada até a estação de tratamento de água (ETA), e passa por diferentes processos até estar apta para o consumo.  

Coagulação - O primeiro passo chama-se coagulação, onde é aplicado um coagulante que tem a função de aglomerar as partículas sólidas que se encontram na água facilitando assim a formação das partículas sólidas em flocos maiores.  

Decantação - Em seguida vem a decantação, onde tem o auxílio da gravidade para que essas partículas sólidas se movimentem e se fixem no fundo, havendo assim a separação do sólido do líquido.  

 Filtração - Nesta fase a água passa por filtros formado por carvão e areia, com o objetivo de retirar as partículas menores; 

Desinfecção – Produtos químicos são aplicados para a desinfecção e eliminação de microrganismos que podem causar doenças; 

Fluoretação - A etapa final consiste na aplicação de flúor na água para prevenir a formação de cárie dentária. 

ETA Santa Rita

ETA Santa Rita, fica localizada na Rua. São Paulo, s/n, Cinelândia e tem capacidade de produção de 200 litros/segundos de água potável.  

POÇOS

A Comasa também conta com 3 poços de captação na cidade:

  • Poço Sta C Estrela Alto - capacidade de 4,1 m³/h. Localizado na Rua Eugênio Anaceto Rodrigues Dias, s/n  
  • Sta C Estrela Baixo – capacidade de 2,4 m³/h. Localizado na Rua Manuel Carlos Arantes  s/n 
  • Albinópolis – capacidade de 14,4m³/h. Localizado na rua Carlos Orisini s/n  
ETA Santa Rita
ETA Santa Rita