Destino Certo

O Destino Certo nasce comprometido com a sustentabilidade.  Coletar o óleo comestível já utilizado e transformá-lo em matéria prima para a produção do sabão. Essa é a missão do projeto que retira do meio ambiente um produto poluente e dá a ele uma destinação correta e com impacto social.
Do ponto de vista ambiental, a ação evita o entupimento de encanamentos públicos e privados, a impermeabilização de fossas, o aumento de manutenções, comprometimento do desempenho e funcionamento da estação de tratamento de esgoto e a contaminação dos nossos mananciais. Do ponto de vista social, o Destino Certo promove a conscientização sobre a importância da destinação correta do óleo de cozinha e estabelece parcerias com cooperativas de reciclagem para ampliar a geração de renda local, além da doação de parte da produção para entidades filantrópicas.


COMO DESCARTAR O ÓLEO DE COZINHA CORRETAMENTE

Saber como descartar o óleo de cozinha usado, mas de modo correto e apropriado, é fundamental para evitar o risco de haver problemas socioambientais importantes e até mesmo irreversíveis.

Não deixe o óleo ir pelo ralo
No encanamento das residências, há uma caixa de gordura que armazena a gordura que cai no ralo da pia, ela geralmente é feita de plástico ou de concreto. O descarte incorreto do óleo pode causar o entupimento das tubulações e acúmulo de gordura na caixa. Quando isso acontece, é necessário realizar uma limpeza na caixa e nos encanamentos. 

A outra parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura segue pelas redes coletoras de esgoto até chegar na ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, onde passa por processos químicos que garantem a limpeza da água para que volte aos mananciais. Porém apesar de todo o processo e tecnologia utilizados, ainda não é possível retirar 100% do óleo, consequentemente, parte dele é descartado junto com a água na natureza, contribuindo assim para a poluição ambiental. 
 

Então, o que fazer com o óleo de cozinha?
Após utilizar o óleo armazene-o em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa e conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo. Feche bem as garrafas para evitar vazamentos e mantenha fora do alcance de crianças e animais de estimação.
Lembre-se que, cada litro de óleo que vai para o esgoto possui a capacidade de poluir até 1 milhão de litros de água. Então mesmo que a utilização seja em pequena quantidade, armazene corretamente após o uso. 
Quando as garrafas já estiverem cheias, procure um dos pontos de coleta espalhados pelo município para o descarte. 

PONTOS DE COLETA

• Ponto de atendimento COMASA 
Rua José Bonifácio, 637 – Centro

• Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro  
R. Vítor Meireles, 89 - Centro

• Escola Municipal de Ensino Fundamental Laura Suriani Barbuio – CAIC  
R. Faustino Moura, 130 – Jardim Boa Vista

• Escola Municipal de Ensino Fundamental Madre Carmelita; 
R. Maj. Antônio José de Araújo, 79-189 - Jardim Cel. Victor Meirelles

• Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Ribeiro; 
Praça Voluntário Silvano, S/Nº - Centro

• Estação de Tratamento de Água – ETA COMASA; 
Avenida São Paulo, s/n – Jardim Cinelândia