Comasa inicia plantio de árvores em nascentes da cidade

Comasa inicia plantio de árvores em nascentes da cidade

Ação faz parte de projeto que busca cuidar do meio ambiente e melhorar o abastecimento das represas, a fim de evitar o racionamento de água na cidade de Santa Rita do Passa Quadro.

A Comasa, em parceria com a Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro, promoveu na última quinta-feira (26), com a ajuda dos estudantes da Escola Estadual Nelson Fernandes e da Etec Manoel dos Reis Araújo, o plantio de diversas espécies de árvores nas margens de uma das nascentes que irrigam o córrego Passa Quatro. A ação faz parte de um grande projeto de recuperação e manutenção das nascentes da cidade, com o objetivo de cuidar do meio ambiente e melhorar o abastecimento das represas, a fim de evitar o racionamento de água nos períodos de estiagem.

O projeto Renascentes do Passa Quatro, uma parceria entre Comasa – Companhia Águas de Santa Rita S/A e Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, tem como objetivo proteger e recuperar a microbacia hidrográfica do córrego Passa-Quatro, desde suas nascentes até o seu ponto de captação para abastecimento público.

A ideia do projeto surgiu em maio, após a constatação da baixa vazão do córrego Passa Quatro nos períodos críticos de chuva, aumentando a necessidade de utilização da captação São Valentim. Essa captação, antes utilizada apenas nos períodos mais críticos da estiagem (agosto e setembro), vem, desde 2020, sendo utilizada entre maio e novembro. Embora a Comasa atue, tendo resultados positivos na diminuição das perdas, viu-se a necessidade de agir na recuperação do córrego Passa Quatro.

Em julho, após firmada parceria entre a Comasa e o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, foi definida a primeira área a ser recuperada, a do córrego Espraiada, um dos principais afluentes do córrego Passa Quatro. As ações desenvolvidas no local, com a colaboração da proprietária, Lourdes Tacon, foram de correção do processo erosivo avançado, cercamento da área para evitar entrada de animais, controle de formigas e plantio de mudas nativas.

A fim de promover a cultura da sustentabilidade, foi realizada uma exposição do projeto nas escolas EE Nelson Fernandes e Etec Manoel dos Reis Araújo, envolvendo, inclusive, os alunos no plantio realizado na última quinta-feira, com um total de 600 mudas. Importante salientar que o projeto Renascentes do Passa Quatro envolve, inclusive a manutenção e conservação das áreas recuperadas, pois são essenciais para garantir o desenvolvimento e sobrevivência da planta.

Dentre as manutenções realizadas podemos destacar: irrigação, adubação, controle de pragas e roçagem. A restauração destas áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente, beneficiando diretamente a população do município, pois esta ação conserva a água para o abastecimento humano.

No total, a Comasa, junto com os alunos e os funcionários da prefeitura, realizou na quinta-feira (26) o plantio de mais de 50 espécies de árvores, entre elas: ingá, sangra d´água, pau formiga, angico, goiaba, amora e paineira. Segundo Germano Quaglio, diretor do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, para esse projeto a prefeitura doou 200 mudas advindas do Viveiro Municipal e a Comasa se responsabilizou por mais 400 mudas. Além do trabalho principal, a Comasa também fez a limpeza do local, que havia sofrido um processo de erosão, e colocou cercas de proteção ao redor da nascente, para evitar que gados e outros animais danifiquem o solo e as novas plantas do local. Nesta limpeza, foi possível encontrar três olhos-d’água na área.

Em ação conjunta, a prefeitura também fez limpezas, instalou uma curva de nível para evitar que a água da chuva cause uma nova erosão e vai recuperar outras áreas que necessitam de cuidados. “Com a recuperação das nascentes, nós queremos que as águas que abastecem o córrego Passa Quatro e, consequentemente, a represa Passa Quatro, aumentem novamente, porque devido aos problemas que identificamos, essa água foi secando. Com essas águas da nascente aumentando, nós conseguimos ter mais água na represa Passa Quatro e, assim, ter mais água para a população”, afirmou o superintendente de operações da Comasa, Felix Antonio Moura. Participaram do primeiro plantio do Projeto Renascentes do Passa Quatro os funcionários da Comasa: Felix Antonio de Moura (superintendente de operações), Livia Maria Ottaviano (encarregada de operação), Isabelly Girotto Pucci (analista de laboratório) e Neymar Roberto Munhoz (auxiliar de manutenção predial). Pelo Dama estão envolvidos: Germano Quaglio (diretor), Ana Victória Silva (técnica química), Benedito de Souza Lopes Neto (coordenador de Projetos Governamentais), Bruno Felipe Siqueira César (fiscal), Célio Vanin Rombaldo (jardineiro) e João Roberto Priaro (leiturista). Além dos funcionários, alunos e professores das escolas citadas estiveram envolvidos nesta importante ação para o meio ambiente e para a qualidade de vida dos cidadãos santa-ritenses.