GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA, GERAÇÃO DE ENERGIA E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE MANANCIAL RENDEM INDICAÇÃO DA GS INIMA BRASIL A PRÊMIOS

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA, GERAÇÃO DE ENERGIA E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DE MANANCIAL RENDEM INDICAÇÃO DA GS INIMA BRASIL A PRÊMIOS

Três empresas do grupo GS Inima Brasil estão concorrendo ao GRI Infra Awards, premiação que reconhece projetos, ações e iniciativas no mercado de infraestrutura de transporte, energia e saneamento básico que, por meio da excelência e inovação, trouxeram impactos sociais e ambientais positivos para o Brasil, atendendo os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Aquapolo Ambiental é finalista ao Prêmio Água, no qual concorrem empresas que fazem a gestão sustentável a água. A COMASA – Companhia Águas de Santa Rita, da cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, foi indicada ao Prêmio Biodiversidade (Proteção, Uso e Recuperação Sustentável de Ecossistemas) pelo projeto Renascentes do Passa Quatro, que engaja a população em medidas de proteção de nascentes e afluentes do Córrego Passa Quatro, principal manancial da cidade e recuperação e áreas degradadas na região.  E a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim está concorrendo ao Prêmio Atmosfera (Descarbonização e Economia Circular), pela implantação de usina fotovoltaica para geração de energia limpa, a partir da radiação solar, para complementar o consumo de energia necessário à operação da Estação de Tratamento de Esgoto Mogi Mirim.  Essa medida reduziu em mais de 50% o volume de tCO2 que seria emitido pelo uso de energia. As iniciativas selecionadas pelo GRI Infra Awars estão alinhadas com a estratégia de sustentabilidade do grupo GS Inima Brasil.

A votação, exclusiva para os membros do GRI Club, acontece entre 26 de setembro e 14 outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores será em 17 de novembro, durante a conferência anual Brazil GRI Infra & Energy, na capital de São Paulo. 

A Companhia Águas de Santa Rita é responsável pelo serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da estância climática paulista de Santa Rita do Passa Quatro, com cerca de 25 mil Habitantes. Controlada pela GS Inima Brasil, Said e Enorsul, a COMASA tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água captada dos córregos Passa Quatro e São Valentim, na construção de novas captações de águas superficiais e poços artesianos, na otimização do sistema de esgotamento sanitário. Desde que começou a operar, os serviços de água e esgoto foram universalizados na área urbana e o índice de perdas de água tratada caiu de 60 para 20%. A diminuição da vazão do Córrego Passa Quatro, principal manancial que abastece a cidade, levou a empresa, em parceria o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a implantar o projeto Renascentes do Passa Quatro, mapeando a região da microbacia do Córrego, protegendo e recuperando áreas degradadas por meio de cercamento das margens e plantio de mudas da vegetação nativa.