GS INIMA BRASIL É A GRANDE CAMPEÃ DO PRÊMIO SUSTENTABILIDADE 2021

GS INIMA BRASIL É A GRANDE CAMPEÃ DO PRÊMIO SUSTENTABILIDADE 2021

As empresas do Grupo GS Inima conquistaram quatro dos 12 troféus do 4º Prêmio de Sustentabilidade da ABCON/SINDCON, alcançando os melhores resultados entre os grupos empresariais participantes.

Os projetos das empresas do Grupo GS Inima Brasil conquistaram quatro dos 12 Prêmios de Sustentabilidade na 4ª edição do evento da Abcon/Sindcon, criado em 2015 para destacar as melhores iniciativas inovadoras e sustentáveis das operadoras privadas de saneamento básico do Brasil.  Além de ser o grupo empresarial mais premiado, a GS Inima Brasil foi a única a ter projetos vencedores em todas as categorias e a que mais ocupou a posição de primeiro e segundo lugar. 

O projeto vitorioso Gestão da crise hídrica a partir do nível de cota operacional e instalação de balsa flutuante para captação de água bruta na ETA Tietê rendeu o primeiro lugar na categoria Gestão e Governança para a equipe formada por Francino Costa Palhares da Silva (líder), Gustavo Henrique Assis Borim, Rafael Augusto Fenerich e Paulo Renato Toledo Lourencini, da GS Inima Samar, de Araçatuba (SP). A empresa também ocupou  o segundo lugar na categoria Sociedade e Consumidores com o projeto Saneamento Rural em Jacutinga, com ações de apoio à comunidade do bairro rural de Araçatuba para gestão dos seus sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A equipe criadora do projeto é formada por Francino Costa Palhares da Silva (líder), Gustavo Henrique Assis Borim, Giuliana Carolina Talamini, Andrea Barreto dos Santos Silva e Isadora Natal Paludetto.

O projeto Sistema de Reutilização do Efluente Tratado da ETE Ribeirão Preto, da equipe Karina Rodrigues Carregari (líder) e Priscila de Jesus Oliveira e Gabriela Hojaij, da GS Inima Ambient, ficou em segundo lugar na categoria Inovação Técnica. A COMASA ganhou o segundo lugar na categoria Restauração de Ecossistemas pelo projeto Renascentes do Passa Quatro que visa proteger e recuperar a microbacia hidrográfica do Córrego Passa Quatro, um dos mananciais que abastecem a cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, idealizado por Livia Maria Ottaviano (líder), Isabelly Girotto Pucci e Neimar Roberto Munhoz, da COMASA.

Finalistas
Os projetos de Redução de uso de produtos químicos na etapa de Floculação e Decantação, da COMASA, e o Projeto de Segurança da Água na ETA Tietê, da GS Inima Samar, foram finalistas do Prêmio Sustentabilidade 2021. 
Com seis projetos selecionados, as empresas do grupo GS Inima Brasil foram responsáveis por 30% dos trabalhos finalistas.

Criado pela ABCON/SINDCON, entidades representativas das operadoras privadas de saneamento básico do Brasil, o Prêmio Sustentabilidade vem destacando projetos inovadores que visam ações sustentáveis do ponto de vista ambiental, social e de governança, a fim de mostrar o conhecimento gerado pelas empresas privadas de saneamento e, ao mesmo tempo, reconhecer o trabalho dos profissionais do setor.

Na 4ª edição do Prêmio, foram analisados 94 projetos concorrentes às categorias Gestão e Governança; Inovação Técnica; Proteção e Restauração de Ecossistemas; e Sociedade e Consumidores. Também há premiação para as três melhores ideias encaminhadas por jovens inovadores.

Galeria de imagens