SANTA RITA DO PASSA QUATRO É EXEMPLO NACIONAL AO REDUZIR AS PERDAS DE ÁGUA DO SEU SISTEMA DE ABASTECIMENTO

SANTA RITA DO PASSA QUATRO É EXEMPLO NACIONAL AO REDUZIR AS PERDAS DE ÁGUA DO SEU SISTEMA DE ABASTECIMENTO

Os avanços na redução de perdas de água tratada desde 2016 levam os índices do município aos níveis de excelência nacional

O acesso à água potável de qualidade significa saúde e qualidade de vida, além de ser um direito universal para população. No Brasil, ainda existem 33 milhões de pessoas que sofrem com a ausência de água tratada. A situação torna-se ainda mais preocupante quando analisada a grande ineficiência no controle de perdas do recurso hídrico, em que mais de 40% da água é desperdiçada antes de chegar às residências do país. A perda de que estamos tratando nesse momento é referente ao que captamos, tratamos e na distribuição perdemos essa água por vazamentos nas tubulações.

Em Santa Rita do Passa Quatro, a COMASA - Companhia Águas de Santa Rita, concessionária responsável pelo abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto, desde 2016 realiza grandes investimentos no município que proporcionaram a universalização dos serviços à população e trabalha continuamente para a detecção e redução do volume de perdas do sistema de abastecimento de água.

Além da universalização dos serviços de fornecimento de água de qualidade e da coleta e tratamento do esgoto, os investimentos realizados pela COMASA em redução de perdas de água, promoveram uma redução do índice de 60% em 2016 para 20,11% em 2023. Isso representa uma economia estimada em mais de 3 milhões de m³ de água, aproximadamente 1.400 piscinas olímpicas, que deixaram de ser retiradas dos mananciais. Esse volume seria suficiente para abastecer a cidade de Santa Rita do Passa Quatro por cerca de um ano e meio, nos atuais patamares de consumo da população.

Em 2024, os índices de perdas de água do município se encontram acima dos padrões de excelência estabelecidos como meta para 2034 pela Portaria 490/2021 do MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional), que são de 25% em perdas na distribuição e de 216L/ligação/dia em perdas volumétricas.

A redução desse desperdício, torna-se ainda mais importante em regiões como a de Santa Rita do Passa Quatro, que vem experimentando mudanças nos padrões dos regimes de chuvas e que são dependentes dos mananciais superficiais locais, para garantir o abastecimento da população.   

O Instituto Trata Brasil publicou neste ano o estudo “Perdas de Água 2024 (SNIS 2022): Desafios para Disponibilidade Hídrica e Avanço da Eficiência do Saneamento Básico no Brasil” onde são apresentados os 20 municípios dentre os 100 de maior população no país, que obtiveram maior evolução no Índice de Perdas na Distribuição.

De forma comparativa, Santa Rita do Passa Quatro apresentou uma redução no Índice de Perdas na Distribuição durante o período entre 2016 e 2023 de 39,89 pontos percentuais. Caso fizesse parte do estudo, o município estaria entre os primeiros cinco colocados no ranking dos destaques positivos do país.

 

AÇÕES DE REDUÇÃO DO ÍNDICE DE PERDAS DE ÁGUA

A COMASA adotou um conjunto de medidas eficazes para enfrentar o desafio das perdas de água em seu sistema de abastecimento. Entre as principais ações estão a setorização da rede, troca de hidrômetros antigos, detecção de vazamentos, inspeção de grandes consumidores, investimentos em tecnologia, programas de manutenção preventiva e monitoramento contínuo.

Também foram promovidas ações, através da área de Responsabilidade Social, para o uso consciente da água, entre elas, destacamos as campanhas de incentivo para a verificação e conserto de vazamentos nas residências a utilização da água de forma eficaz nas atividades diárias, a forma correta da utilização da rede coletora de esgoto, entre outros, que resultaram em atitudes positivas e colaborativas dos moradores, que reconheceram o valor desse recurso.

Para o diretor de Operações da COMASA Carlos Roberto Ferreira, este conjunto de ações contribuiu para a melhoria da gestão dos recursos hídricos da região, promovendo a participação da comunidade na conservação da água, “Estas medidas permitiram-nos garantir o acesso à água de forma sustentável e responsável, com foco no bem-estar das gerações presentes e futuras”, finaliza Carlos.

Fotografia: Tarcízio Gonçalves Neto.