VALORIZAÇÃO DA ÁGUA É TEMA DE WEBINAR DA GS INIMA

VALORIZAÇÃO DA ÁGUA É TEMA DE WEBINAR DA GS INIMA

O evento online “O Valor da Água”, promovido pela GS Inima Brasil, contou com a participação da presidente da ANA – Agência Nacional da Água, Christianne Dias Ferreira, e o ex-senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, Paulo Roberto de Oliveira, presidente da GS Inima Brasil e Roberto Muniz, diretor de Relações Institucionais e de Sustentabilidade da GS Inima Brasil, receberam Christianne Dias Ferreira, presidente da ANA– Agência Nacional da Água e o educador e politico Cristóvam Buarque, no webinarO Valor da Água”, aberto ao público.

Durante a abertura. Paulo Roberto Oliveira reforçou que o objetivo da GS Inima Brasil é fomentar o debate sobre a valorização da água possibilitando um olhar mais amplo do tema pela população. Um vídeo foi apresentado em que colaboradores e clientes manifestaram opiniões sobre o significado da água para suas vidas e quais ações podem ser feitas para garantir esse bem no futuro. Na sequência, Roberto Muniz destacou que o valor da água vai além do preço, especialmente em um país que tem 100 milhões de pessoas sem acesso a água de qualidade e a esgotamento sanitário. Ele lembrou que chegou a hora do Brasil gerenciar os riscos e não só as crises hídricas.

A presidente da ANA, Christianne Ferreira falou que é tão importante quanto saber que a água é essencial é que ela é um recurso escasso. “A água é um bem de domínio público que precisa ser cuidado”, para isso a presidente defendeu o incentivo sistemático ao uso eficiente e racional da água por todos: “Reeducar nossos hábitos é um exercício diário e individual que temos de perseguir”.

A ANA está trabalhando neste momento na implementação do novo marco do saneamento para uniformizar a regulação do setor. “Segurança hídrica tem que abranger também a qualidade da água oferecida à população e não apenas a quantidade”, afirmou a presidente Christianne Ferreira.

“Somos assassinos de rios com represas, poluindo-os com resíduos e consumindo mais volume do que ele é capaz de recompor,” analisou o educador e político, Cristovam Buarque. Avisando que valor não é igual a preço, Cristovam defendeu que a valorização da água tem de começar na escola básica, começando pelo abastecimento da escola com água de qualidade e tratando o esgoto: “Água, vida e educação são quase sinônimos”. O educador também acusou o consumo pelo esgotamento dos recursos hídricos, do ar, das florestas, do clima.  “Em vez de criar a abundância, nossa sociedade cria necessidades que acabam causando a escassez”. Para Cristóvam Buarque, o objetivo da sociedade deveria ser o bem-estar e não a produção para abastecer o desejo de consumo. “Água e saneamento são essenciais para o bem-estar humano, quanto saúde, transporte público, alimentação”.

O webinar da GS Inima Brasil está alinhado com o World Water Day 2021, promovido pelo UN-Water, órgão que coordena os esforços de entidades da ONU e organizações internacionais que trabalham com questões de água e saneamento, com o objetivo de apoiar o cumprimento do objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.

Confira na integra como foi o evento pelo link - https://youtu.be/JMxvh26cUTE

Link vídeo – O valor da água https://www.youtube.com/watch?v=44vf8uEFLc